Nas doenças neuromusculares, a consequência da fraqueza da musculatura inspiratória, é o padrão pulmonar restritivo como já foi dito outras vezes aqui. As estratégias utilizadas neste caso visam atingir a capacidade de insuflação máxima pulmonar, através de exercícios específicos. O mais utilizado é o exercício de empilhamento de ar com o AMBU. Quando o paciente tem indicação de suporte ventilatório, aparece uma dúvida, que muitas vezes interfere na estratégia terapêutica.
A questão é: "devo continuar fazendo os exercícios de empilhamento de ar, já que estou usando o ventilação não invasiva - VNI ? ", na maioria das vezes as pessoas interrompem o exercício por conta própria, isso gera um prejuízo incalculável para a função pulmonar. Segundo a fisioterapeuta Simone Holsapfel, é imprescindível que os exercícios de insuflação pulmonar, sejam mantidos mesmo após a introdução da VNI, evitando dessa forma, infecções pulmonares, atelectasias e até falência ventilatória.
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#ela #als #dnm #doencasneuromusculares #respiracao #ventilacao #reabilitacao #empilhamentodear #ambu #airstucking #avaliacaorespiratoria #fisio #fisioterapia #fono #fonoaudiologia #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe #trabalhointegrado