Foi realizado um estudo no Japão, comparando a disfunção de deglutição entre pacientes com Distrofia muscular de Becker (DMB) e de Distrofia muscular de Duchenne (DMD).
As alterações de mastigação e deglutição têm sido relatadas em ambos os grupos e pode ocorrer por fraqueza da musculatura orofaríngea, alterações de oclusão e hipertrofia de língua. Há também o relato de uma correlação significante entre a disfunção da deglutição e o grau de disfunção física e função pulmonar, em pacientes com DMD.
Neste estudo observou-se que os pacientes com DMB progressiva têm disfunção da deglutição (disfagia), especialmente, em fase faríngea. Embora a disfagia seja similar nestes dois grupos, os pacientes com DMD têm elevação laríngea mais comprometida. Este fato, possivelmente, ocorreu por maior comprometimento da musculatura flexora de pescoço, alteração da função pulmonar e incoordenação entre respiração e deglutição.
Reconhecendo que ambos os grupos podem apresentar um quadro de disfagia, ainda que com características diferentes, recomenda-se uma avaliação fonoaudiológica da deglutição, em combinação com a avaliação motora, pulmonar e nutricional; garantindo um atendimento integrado do paciente com distrofia muscular.
Fonte: Yamada et al, 2017. A comparison of swallowing dysfunction in Becker muscular dystrophy and Duchenne muscular dystrophy.
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#distrofia #distrofiamuscular #Duchenne #Becker #DMD #DMB #reabilitacao #neuromuscular #doencasneuromusculares #fono #fonoaudiologia #fisioterapia #fisio #fisioresp #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe