Neste mês de agosto, aconteceram várias ações em relação à divulgação da AME: a audiência pública para discussão do Spinraza, o I Encontro científico do INAME (Instituto Nacional de Atrofia Muscular Espinhal), com a participação dos fisioterapeutas Eduardo Vital e Isabela Anequini e o 2o Simpósio de AME, promovido pela Associação Unidos pela Cura da AME.
A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma patologia degenerativa que compromete as células do corno anterior da medula, causando fraqueza e atrofia muscular progressivas. A doença é genética e de herança autossômica recessiva, afetando aproximadamente 1 em cada 10.000 crianças.
Apesar de não ter cura, os pacientes com AME podem contar com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da reabilitação, através de terapias, que – em trabalho conjunto com a Medicina – auxiliam na melhora da qualidade de vida do paciente.
Para conhecer mais a respeito, seguem alguns sítios eletrônicos:
Adriana Leico Oda
Cristina Salvioni
Eduardo Vital
Simone Andrade
#ame #atrofiamuscularespinhal #doencasraras #reabilitacao #neuromuscular #doencasneuromusculares #fono #fonoaudiologia #fisioterapia #fisio #fisioresp #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe