Pela primeira vez, cientistas mostraram que os probióticos – bactérias e leveduras benéficas tomadas como suplementos – podem melhorar a função cognitiva em seres humanos.
Dra Cristina Salvioni, que é nutricionista na Neuroqualis e especialista em neurociência, explica que há muito tempo existe a hipótese de que os probióticos também poderiam impulsionar a cognição, pois há uma comunicação contínua em dois sentidos entre a microflora intestinal, o trato gastrointestinal e o cérebro através do sistema nervoso, do sistema imunológico e dos hormônios (ao longo do chamado "eixo microbiota-intestino-cérebro"). Além disso, a especialista esclarece que o uso de probiótico auxilia na função intestinal que geralmente está prejudicada em pacientes com doenças neurológicas. No entanto, atenta para a importância de que a prescrição sempre seja realizada por um profissional especialista no assunto.
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#ela #als #doencasraras #nutricao #nutri #neurologia #neurociencia #doencasneuromusculares #fonoaudiologia #fono #fisioterapia #fisio #neuromuscular #fisioresp #fisiomotora #prescricaodietetica #estadonutricional #NQ #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe #abrela