Numerosas doenças neurológicas demonstram grande impacto sobre a nutrição e o estado nutricional dos pacientes afetados. No caso da Esclerose Lateral Amiotrófica/Doença do Neurônio Motor (ELA/DNM), alguns estudos sugerem que em relação à perda ponderal de peso inicial, os pacientes que perdem mais do que 5% do seu peso em relação ao peso habitual apresentam 2 vezes mais risco de morte em comparação à pacientes sem perda de peso.
A Dra Cristina Salvioni que é Vice Presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) e especialista no assunto explica que a avaliação nutricional regular e sistemática somada à intervenção nutricional são componentes indispensáveis para o tratamento do paciente com ELA.
O estudo Nutritional care in motor neurone disease/amyotrophic lateral sclerosis trata-se de um guia de avaliação e tratamento nutricional do paciente com ELA escrito pela especialista. Dra Cristina ainda explica que existem peculiaridades no tratamento nutricional desses pacientes que exige o conhecimento de um profissional especialista no assunto.
Link para acessar a pesquisa na integra: http://www.scielo.br/scielo.php…
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#ela #als #doencasraras #nutricao #nutri #doencasneuromusculares #fonoaudiologia #fono #fisioterapia #fisio #neuromuscular #doencasraras #fisioresp #fisiomotora #prescricaodietetica #estadonutricional #NQ #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe #abrela