Um engasgo acontece quando o alimento ou a saliva entram na via aérea, em direção aos pulmões ao invés de seguir o trajeto pelo esôfago, em direção ao estômago. Como reação de proteção, a tosse é acionada como uma tentativa do organismo de expulsar este corpo estranho da via aérea. Durante o engasgo, a pessoa pode apresentar dificuldade para respirar, apresentando sinais como vermelhidão, falta de ar e tosse.
Procedimentos simples envolvem técnicas que podem salvar uma vida. É muito importante lembrar de não oferecer água à pessoa, enquanto ela estiver engasgada, pois isso pode complicar ainda mais a situação.
Em uma situação de engasgo, é importante ajudar a pessoa a expulsar o bolo alimentar (líquido, sólido ou saliva) da via aérea. Para tanto, é preciso solicitar ao paciente uma tosse forte! Um dos procedimentos bastante indicados é a chamada "Manobra de Heimlich".
Alguns cuidados são necessários para minimizar a ocorrência de engasgos, tais como:
Caso os engasgos persistam, o mais indicado é procurar a ajuda de um fonoaudiólogo. Este é o alerta da Dra. Adriana Leico Oda, fonoaudióloga da Neuroqualis.
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#ela #als #neurologia #doencasneurologicas #doencasneuromusculares #disfagia #disfagianeurogenica #engasgo #manobradeheimlich #reabilitacao #fono #fonoaudiologia #fisio #fisioterapia #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe #trabalhointegrado