A avaliação respiratória é extremamente importante e tem como objetivo identificar distúrbios respiratórios, quantificar esses distúrbios e direcionar as condutas terapêuticas adequadas em cada momento da doença.
Diretrizes internacionais recomendam, na maioria das doenças neuromusculares, a avaliação respiratória a cada três meses ou de acordo com a prescrição do profissional.
A avaliação é especializada e individualizada, respeitando características fisiopatológicas do envolvimento respiratório de cada doença.
Testes de prova de função pulmonar incluem a espirometria, os testes de pico de fluxo de tosse, os testes de pressões respiratórias e exames de análise de gases (oximetria e capnografia).
Nas doenças neuromusculares a espirometria/Capacidade Vital Forçada é um marcador na tomada de decisões, como por exemplo, a indicação do início do uso da ventilação mecânica não invasiva, a introdução da Gastrostomia e dos exercícios de empilhamento de ar, além de ser um importante marcador prognóstico.
Consulte seu fisioterapeuta respiratório especializado e realize as avaliações regularmente. Um paciente bem avaliado sem dúvidas será um paciente bem tratado.
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#ela #als #dnm #doencasneuromusculares #respiracao #ventilacao #reabilitacao #provadefuncao #CVF #avaliacaorespiratoria #fisio #fisioterapia #fono #fonoaudiologia #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe #trabalhointegrado