A Doença de Alzheimer é, reconhecidamente, uma das situações clínicas de maior impacto na sociedade de maneira geral.
Demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam memória, pensamento, comportamento e emoção.
É muito importante que as pessoas saibam reconhecer os primeiros sinais e sintomas da doença; a fim de procurar pelos suportes disponíveis e aumentar a conscientização da necessidade de cuidado adicional para quem vive com demência.
Todas as pessoas afetadas pela demência estarão impossibilitados de cuidar de si e precisarão de ajuda em todos os aspectos da vida diária. No momento, não há cura para os vários tipos de demência, mas é importante saber que existem tratamentos, orientações e suporte.
Em maio de 2017, foi adotado pela OMS um Plano Global de Demência, com metas a serem alcançadas até 2025, para o progresso em sete áreas: conscientização da demência, redução de risco, diagnóstico, cuidados, tratamento, suporte para parceiros de cuidados e pesquisas.
Fonte: www.abraz.org.br
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#demencia #DA #alzheimer #decliniocognitivo #reabilitacao #21desetembro #fisio #fisioterapia #fono #fonoaudiologia #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe #trabalhointegrado