O ortostatismo é a capacidade de ficar em pé, na posição ereta do corpo. E o ficar em pé sobre as duas pernas é uma capacidade adquirida pelo ser humano e que traz diversos benefícios ao funcionamento do sistema fisiológico, biomecânico, psicológico e social. Especialmente nos pacientes com doenças neuromusculares, que devido a fraqueza muscular progressiva perdem ou não adquirem a marcha, o ortostatismo é uma ferramenta importante no tratamento fisioterapêutico neurofuncional.
Entre os benefícios do ortostatismo estão:
Recursos como órteses, talas, parapodium e pranchas podem ser utilizados para facilitar o ortostatismo, além de tornar este ato mais seguro e eficaz.
A Ft Isabela Anequini, especialista em Doenças Neuromusculares, alerta que é importante a orientação de um profissional fisioterapeuta para a realização desta postura, pois algumas situações, como por exemplo, lesões de pele nos pés, fraturas, osteoporose grave e intensa espasticidade, contra indicam a realização da postura em pé.
Na dúvida, não deixe de procurar seu fisioterapeuta!
Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite
#fisio #fisioterapia #ortostatismo #reabilitacao #neuromuscular #doencasneuromusculares #fono #fonoaudiologia #fisioterapiamotora #fisio #fisioresp #acupuntura #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe