Hipoventilação alveolar é sinônimo de hipercapnia, ou seja, aumento de gás carbônico no organismo (>45 mmhg). Os pacientes com doenças neuromusculares apresentam fraqueza dos músculos ventilatórios que evoluem progressivamente para a hipoventilação alveolar.
Os sinais e sintomas de hipoventilação alveolar ocorrem, primeiramente, durante o sono e em um estágio mais avançado durante o período diurno. O diagnóstico pode ser realizado por meio de uma polissonografia com capnografia. Entretanto, preconizamos o exame de oximetria noturna, que além de ter um menor custo pode ser realizado na própria residência, não interferindo na rotina do sono e refletindo um possível quadro de hipoventilação alveolar. O tratamento é a introdução da ventilação mecânica não invasiva que tem como objetivo normalizar os níveis de oxigênio e gás carbônico no organismo.
O Dr. Eduardo Vital diz que é importante os pacientes reconhecerem os sinais e sintomas de hipoventilação alveolar e sempre que possível relatar nas consultas para uma intervenção mais precoce possível. Cefaleia matinal bifrontal, frequentes despertares noturnos associados com taquicardia e sufocação, sonolência diurna excessiva, dificuldades de concentração, perda de peso e diminuição do apetite, são alguns dos sinais e sintomas.
Adriana Leico Oda
Cristina Salvioni
Eduardo Vital
Simone Andrade
#ela #als #doencasraras #hipoventilacao #respiracao #hipoventilacaoalveolar #ventilacaomecanica #neuromuscular #doencasneuromusculares #fono #fonoaudiologia #fisioterapia #fisio #fisioresp #nutricao #nutri #abrela #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe